terça-feira, 5 de março de 2013

Oficina Blog Aprendizagem na Rede


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
UNIVERSIDADE DE BRASILIA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA                
                                                  INFORMAÇÃO

PLANO DE ATIVIDADE DIDÁTICA

PROFESSOR:                    André Malverdes

CARGA HORÁRIA:            08 horas
PERÍODO:                           2012/2
LOCAL:                               Centro de Educação – Programa de Pós Graduação em Educação – UFES.
PÚBLICO ALVO:          Alunos e pesquisadores do NIPEEA - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais.
DATA:                                   18 e 21 de dezembro de 2012
HORÁRIO:                           14 às 18 horas.

TEMA DA AULA: A importância das TICs no processo da construção do conhecimento: o blog como recurso de pesquisa e ensino.

EMENTA: A partir da ementa da disciplina e do projeto de pesquisa de cada aluno a atividade vai se destinar a trabalhar a questão da importância das TICs no processo da construção do conhecimento utilizando o blog como recurso de pesquisa.

OBJETIVOS: 1) Proporcionar os alunos a conhecer e utilizar o blog na pesquisa histórica, podendo enriquecer a sua proposta de pesquisa, uma vez que é uma ferramenta com potencial para reinventar o trabalho de pesquisa histórica. 2) capacitar os alunos para elaborar e manter blogs de cunho científico e de ensino com vistas a auxiliar a divulgação de pesquisas, de metdologia de ensino e aprendizagem, de acervos e material técnico-científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. A web e a transformação nas relações de comunicação.
2. O blog como ferramenta das redes sociais. 
3. Exemplos de blogs. 
4, Como construir um blog (projeto e execução). 
5. Estabelecendo a identidade do blog (interação, linguagem, imagens, layout). 
6. Cuidados com direitos autorais e de divulgação. 
7. Gadgets e recursos adicionais para aprimoramento. 
8. Alimentação e manutenção do blog.

METODOLOGIA: Breve exposição conceitual, apresentação e discussão de exemplos, aula dialogada e construção concomitante de blog pelos alunos, com amplo acesso de todos para todos.

AVALIAÇÃO: A avaliação desta atividade será de acordo com a participação e interação dos mestrandos e doutorandos envolvidos.

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS: é imprescindível que cada aluno traga o próprio computador/notebook com acesso à web. 

Material final:




Nenhum comentário:

Postar um comentário