terça-feira, 16 de abril de 2013

Acervos digitais

Preparada pela equipe da Revista de História, lista indica sites e links interessantes para pesquisar na web

Museus do Rio
O objetivo é claro: estimular a sustentabilidade local através da valorização da cultura, da memória e do patrimônio arquitetônico do estado. Foi assim que começou o projeto Museus do Rio, que agora conta com um portal cheio de informações, mapas detalhados de percursos, novidades a respeito da vida cultural na Cidade Maravilhosa e no Grande Rio, além do layout caprichado. No site www.museusdorio.com.br, a equipe divulga pesquisas e documentações impressas, fotográficas e audiovisuais em percursos por todas as regiões do estado, do norte fluminense à Costa Verde. O projeto abrange hoje espaços cada vez mais relevantes e pérolas ainda pouco conhecidas, como o Museu Casa da Hera, em Vassouras, um exemplo de habitação urbana de família rica no tempo dos barões do café no vale do Paraíba do Sul.

Influência estrangeira em São Paulo
Documentos e fotos reveladores da influência estrangeira em São Paulo foram disponibilizados recentemente no site http://estrangeiros.fau.usp.br, por pesquisadores da USP. No portal“São Paulo, os estrangeiros e a construção da cidade”, pesquisadores e curiosos podem conferir a transformação física, demográfica, econômica, social e cultural ocorrida na cidade a partir do século XIX. O banco de dados disponibiliza ainda artigos publicados em periódicos – como a Revista de Cultura Anhembi, a Revista do Arquivo Municipal e a Revista Sociologia – além de ter uma seção focada em bairros – como o Bexiga e o Bom Retiro – com maior contingente de imigrantes.

História dos serviços públicos no Rio de Janeiro
Ao se tornar capital do Brasil colonial, em 1763, o Rio de Janeiro tinha 40 mil habitantes. Hoje, com mais de 6,3 milhões, a cidade integra uma região metropolitana cuja população se aproxima dos 12 milhões. O desenvolvimento urbano mudou muito a paisagem, morros desapareceram, edifícios surgiram... O portal Casa do Rio de Janeiro (www.casadorio.com.br) conta a história dos serviços públicos urbanos na cidade desde 1565. É possível, por exemplo, passear virtualmente pelo Largo da Carioca, área central da cidade de 1608 até 1999, e ver que, naquela região, havia uma lagoa onde atualmente estão construídos altos edifícios. Na seção “Moradia carioca”, o internauta tem a possibilidade de conhecer os diversos tipos de habitação que existiram no Rio, inclusive as choupanas feitas de sapé que ocupavam a cidade no século XVI. O projeto teve consultoria historiográfica de Silvia Patuzzi.

São Paulo antiga
Como toda grande cidade, São Paulo sofre constantes transformações. Mas boa parte desse crescimento não vem acompanhada de preservação. Pensando nisso, o projeto “São Paulo Antiga” se inspirou em iniciativas como o “Lisboa Abandonada”, o “ForgottenNY” e o argentino “BastadeDemoler” para conservar a história da selva de pedra por meio de fotografias. A equipe e os colaboradores do site www.saopauloantiga.com.br publicam arquivos fotográficos e iconográficos que registram construções esquecidas da capital paulista, catalogando o acervo, como fizeram alguns fotógrafos do passado, entre eles Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly e Aurélio Becherini.

Mais memória da imigração
Um minucioso trabalho iniciado em 2011, coordenado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, resultou num banco de dados de acesso público sobre a “Memória da Imigração” no Brasil. O projeto integra o acervo digital do Museu da Imigração e documentos originais pertencentes ao Arquivo Público. No total, são mais de 250.000 imagens disponíveis para consulta e download gratuito, em uma ferramenta que reconstitui fragmentos da história paulista e brasileira, disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br/acervodigital. E os interessados têm a possibilidade de fazer buscas com base em diferentes parâmetros, com resultados organizados por critérios como cartas de chamada, cartografia, iconografia e jornais.



Passeio virtual por museus do mundo
O bom e velho Google lançou mais uma novidade, desta vez para quem gosta de museus. Trata-se do website www.googleartproject.com, onde os adoradores das artes podem fazer um passeio virtual pelos principais museus e galerias do mundo com alguns cliques. O projeto é uma expansão de um serviço de mapeamento de museus que faz parte do GoogleMaps. Se antes o público conseguia ter acesso às plantas dos prédios, agora pode ver o que tem dentro deles, de pinturas a esculturas. O projeto é ambicioso e já conta com obras de arte de mais de 150 museus do mundo, incluindo dois brasileiros: o Museu de Arte Moderna e a Pinacoteca do Estado, ambos de São Paulo.

Diários oficiais na internet
É no documento antigo que começa a pesquisa histórica, mas por que não usar a tecnologia a seu favor? Na onda das digitalizações, o sitewww.jusbrasil.com.br disponibiliza o acesso ao conteúdo integral dos Diários Oficiais dos estados, da União, da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e de todos os tribunais regionais da federação. Assim fica mais fácil para historiadores e curiosos analisar milhares de edições, que cobrem praticamente todo o século XX.

Museus do Brasil por dentro
Democratização do conhecimento. Este é o objetivo do projeto “Conhecendo museus”, obra audiovisual que mostra em detalhes os principais museus do Brasil. Os episódios, com 25 minutos de duração, retratam instituições de todo o país, expondo seus acervos e contando a história de cada peça. Os documentários inéditos são exibidos pela TV Brasil/EBC e pela TV Escola/MEC, mas podem ser vistos a qualquer hora no site www.conhecendomuseus.com.br. Os programas transmitem conhecimento de maneira leve, lúdica e atraente, sem descuidar do caráter informativo.

Exposição virtual
Em 1962, o jornalista Guilherme de Almeida lançou Cosmópolis, livro que reúne uma série de oito reportagens publicadas no jornal O Estado de S. Paulo em 1929. Trata-se de um apanhado sobre o cotidiano de bairros formados por imigrantes na capital paulista. Agora, meio século depois, o Museu da Imigração faz a exposição virtual interativa “Cosmopaulistanos: as pessoas, os caminhos, a cidade”. A mostra é um convite para que internautas ajudem a “atualizar” a obra de Almeida. Ao acessar o site www.museudaimigracao.org.br/cosmopaulistano, o visitante poderá clicar sobre cada um dos 96 bairros que compõem o mapa virtual de São Paulo e acrescentar histórias por meio do upload de fotos, vídeos e textos, ajudando a construir uma espécie de memória coletiva da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário