sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo atende Comissão da Verdade Estadual

Acervo do APEES - Fundo DOPS - Ato público realizado na Praça Costa Pereira pela tomada da Casa do Estudante Capixaba e pela Reconstrução da União Estadual de Estudantes.

Atendendo à solicitação da “Comissão Estadual da Memória e Verdade Orlando Bonfim” foi encaminhado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), no dia 29 de julho, o Inventário Sumário do fundo “Delegacia da Ordem Política e Social do Espírito Santo (DOPS)”, perfazendo um total de 80 caixas de documentos. 

A Comissão, instituída pela lei Nº 9.911 de 21 de setembro de 2012, tem por finalidade examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas por agentes públicos estaduais durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985).

O Arquivo Público está inserido no projeto “Memórias Reveladas”, coordenado pelo Arquivo Nacional, e desde 2008 vêm promovendo a higienização, organização e sistematização em base de dados online dos documentos da ditadura. Além disso, todo o acervo do período está sendo reproduzido, via microfilmagem. 

Fonte: 
www.facebook.com/pages/Arquivo-Público-do-Estado-do-Espírito-Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário