quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O profissional Arquivista

Um decreto da cidade de Vila Velha no estado do Espírito Santo estabelecia os requisitos mínimos para os cargos auxiliares naquela municipalidades no ano de 1973.
 O requisito número 5 estabelecia as condições para as pessoas que ocupassem o cargo de arquivista com o seguinte texto:


"É exigível ao ocupante do cargo o segundo ciclo completo, com noção básica de arquivologia, com experiência comprovada de dois anos. Suas tarefas são padronizadas exigindo alguma dose de capacidade de julgamento. É responsável por levantamentos e informações, que envolvam processos arquivados ou dados passados. Poderá dirigir e ser responsável por grupo de auxiliares. Pode interpretar e classificar, para fins de fichamento, processos e documentos, cujo andamento haja sofrido interrupção por solução final ou desinteresse das partes. Informa processo com frequência. Seu contato com funcionários são para apresentar informações. O esforço mental é reduzido, exigindo entretanto pequena concentração. O esforço físico é mínimo e as condições de trabalho ligeiramente desagradáveis."


Atualmente o bacharel em Arquivologia é um profissional que tem na sua formação acadêmica os requisitos necessários que lhe dão a condição de compreender o complexo contexto da sociedade da informação na qual as habilidades devem se voltar para o planejamento do processo de informatização e para a administração da informação arquivística como recursos estratégico e econômico. No bojo dessa questão, os arquivistas entendem que é necessário deixar de privilegiar e de administrar as máquinas e enfocar a aplicabilidade das novas tecnologias no tratamento técnico dos acervos documentais. Tal procedimento, significa transcender as técnicas tradicionais de ordenação de documentos para centrar sua atenção na gestão da informação sem, porém, perder de vista a utilidade das novas tecnologias que são ferramentas de trabalho valiosas e imprescindíveis.

A profissão do Arquivista no Brasil é reconhecida pela Lei Nº 6.546, de 04/07/78 e regulamentada pelo Decreto Nº 82.590, de 06/11/78

O profissional arquivista. Vídeo organizado pelos alunos de Introdução à Arquivologia. Assista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário