quinta-feira, 6 de março de 2014

Secult lança 34 editais de incentivo à cultura


O estimulo às atividades artístico-culturais por meio do acesso democrático aos recursos públicos é um dos principais objetivos dos editais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). Neste ano, artistas, pesquisadores da área, produtores, grupos culturais e demais interessados poderão se inscrever em uma série de 34 editais divididos em sete áreas temáticas que totalizam um investimento de cerca de R$ 8,5 milhões. A solenidade do lançamento dos Editais Secult 2014 será no dia 12 de março, às 15 horas, no Palácio Anchieta e a solenidade será aberta ao público.

Em seu sexto ano de existência, os editais da Secult são realizados com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Por meio desse mecanismo, a Secult possibilita que os artistas capixabas realizem projetos culturais de interesse público, além de estimular a experimentação, inovação e novas abordagens criativas de questões culturais contemporâneas.

Para o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, os Editais de incentivo à Cultura são um conjunto de ações com resultados concretos mais visíveis e significativos do Governo do Espírito Santo. "A seleção dos projetos por meio de um processo de seleção transparente e idôneo garante a escolha de propostas com a qualidade técnico-artística diretamente vinculada à realidade capixaba". 

Estímulo à produção artístico-cultural capixaba

Para o produtor cultural e diretor do curta-metragem "Embaraçadas", Paulo Sena, os editais movimentam os setores culturais. O filme foi um dos cinco contemplados pelo Edital nº 036/2013, que seleciona projetos culturais para a concessão de prêmio para finalização de obras cinematográficas produzidas no Espírito Santo. "Os Editais do Funcultura são mais que uma oportunidade financeira de realização e finalização de um projeto cultural, é um incentivo real ao artista na consolidação de sonhos e histórias que nos movem. É uma política séria, focada na inserção e no mérito", diz o produtor. O filme foi produzido pela Lei Rubem Braga e finalizado pela Secretaria de Cultura (Secult). (Foto ao lado: Curta-metragem "Embaraçadas", de Paulo Sena)

Fique atento ao início das inscrições e confira todos os Editais na íntegra no Portal da Secult a partir do dia 14 de março. 


Veja mais sobre os editais em Secult-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário