domingo, 25 de maio de 2014

Desafio Arquivístico

TEMA: LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA


Na tirinha de Scott Adams, os personagens simulam uma contratação de uma empresa para armazenamento de documentos e que indica dificuldades na recuperação da informação. No Brasil, as instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), devem seguir as orientações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é o órgão central do sistema. Sobre a gestão de documentos na administração pública, dadas as afirmativas seguintes,

I. A guarda dos documentos públicos é exclusiva dos órgãos e entidades do Poder Público, visando garantir o acesso e a democratização da informação, sem ônus, para a administração e para o cidadão.

II. Não poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, mesmo que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos.

III. Os órgãos e entidades que ainda não elaboraram suas tabelas de temporalidade e pretendem proceder à eliminação de documentos deverão constituir cargos de chefias na sua específica esfera de competência visando à sua elaboração e o encaminhamento para eliminação junto à procuradoria do órgão.

IV. Os editais para a realização de concursos dos órgãos públicos deverão incluir, dentre outros, vagas para graduados em Arquivologia, visando à inclusão destes profissionais no quadro de pessoal permanente do Arquivo Público e dos serviços arquivísticos governamentais.

verifica-se que estão corretas apenas:

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário