sábado, 10 de janeiro de 2015

Projeto Imaginando Viana


Imaginando é uma metodologia de ensino desenvolvida na Universidad Complutense de Madrid (UCM), em 2011, e aperfeiçoada no Brasil, no âmbito do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, em disciplinas da pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), ligadas ao Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (GPAF)-CNPq.

Imaginando Viana se apresenta como um canal para facilitar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento histórico e cultural do município de Viana. O projeto consistirá em oficina teórica e com ações ligadas ao patrimônio histórico e cultural que redundarão em material para a construção de uma exposição que ficará em local público na sede do município. O projeto será realizado pelo grupo de pesquisa Cine Memória-CNPq, com recursos do Edital 32 do Fundo de Cultura do Espírito Santo-Funcultura, Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, e conta com apoio do Departamento de Arquivologia da Ufes, Prefeitura Municipal de Viana, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo e Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos.

Esta metodologia pode ser usada em qualquer área do conhecimento e é composta basicamente por cinco etapas: discussão teórica com os alunos, embasada em bibliografia especializada, para atingir um nível comum de compreensão conceitual de termos específicos; produção de imagens inéditas - e/ou reaproveitamento de imagens anteriores feitas pelos próprios participantes -, representativas de tais ideias e/ou conceitos; consolidação dos conceitos mediante discussão das imagens realizadas por todos (alunos e professor) em sala de aula; ajustes nas imagens ou produção de novas em função de tal debate; elaboração de ficha descritiva e texto explicativo sobre cada imagem final, com vistas à documentação, criando um banco de imagens de uso não-comercial.

A oficina pretende proporcionar a formação de multiplicadores com as seguintes habilidades e competências: conhecimento da fotografia e o ensino da mesma no processo de aprendizagem;  ampliação da participação e interação dos alunos em sala de aula; assimilação de conteúdos e o uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ao final haverá a criação de um banco de imagens constituído com as fotografias identificadas por meio de conceitos e descritores, no qual criaremos um recurso de trabalho para a comunidade de Viana (professores, alunos e profissionais da informação). Este conteúdo ficará aberto para consulta pública como forma de estimular a difusão e a produção de novas reflexões sobre o patrimônio histórico cultural do município. Por fim, ocorrerá a elaboração de uma exposição com imagens produzidas na oficina que irá ampliar a difusão do trabalho de educação patrimonial na comunidade, a reflexão sobre a diversidade cultural,  bem como a difusão de seu patrimônio cultural.

Informações e inscrição em: http://imaginandoviana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário