domingo, 14 de maio de 2017

Atividade Legislação Arquivística 2017/1

ATIVIDADE PROPOSTA COMERCIAL DE CONSULTORIA



Data de entrega e apresentação: 23/05/2017.

Número de participantes: no máximo 4 (quatro) componentes.

Valor: 2,0 pontos

Forma de entrega: Postar nos comentários até às 18 horas do dia 23/05/2017.

A Consultoria Arquivística realiza Visitas Técnicas, Treinamento Arquivísitico e Acompanhamento Arquivístico, essas atividades visam auxiliar os servidores a realizar o tratamento arquivístico na documentação de sua unidade setorial. Elaborem uma proposta comercial conforme o edital abaixo.

EDITAL FICTÍCIO VISANDO ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA 2017/1 – DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA UFES

Quesitos obrigatórios da empresa:

Especialista em Arquivologia (no mínimo 1) – Formação Acadêmica: Curso superior completo em Arquivologia com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e registro no Ministério do Trabalho.

Qualificação – Experiência mínima de 2 (dois) anos em organização de arquivos, compatíveis com os objetivos do termo de referência.

Atribuições – Todo trabalho arquivístico é pautado em teorias, princípios, métodos e na legislação para a garantia da cidadania e da transparência do Estado. Uma gestão eficiente está diretamente relacionada ao direito de acesso à informação que é garantido pela Constituição Federal do Brasil, segundo a qual: “Cabe à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem” (BRASIL, Constituição, 1988, Art. 216, § 2º).


Objeto –Elaboração da legislação arquivística visando a padronização e aperfeiçoamento do SIARQ UFES com no mínimo: Resolução que determina a criação de  Comissões  de Avaliação de Documentos de Arquivo; Resolução de normas para avaliação, preservação e eliminação de documentos públicos; Resolução para avaliação da massa documental acumulada e procedimentos para transferência, recolhimento e eliminação; Resolução para gestão, preservação e acesso a documentos digitais; Treinamento.


MODELO PROPOSTA COMERCIAL – PROF. ANDRE MALVERDES

1 - Dados da consultoria

Breve descrição da organização da empresa de consultoria e os serviços prestados. (Ex.: Empresa de consultoria que atua há 12 anos na prestação de serviços especializados em gestão financeira e análise de projetos de investimentos...).
  
2 – Objeto da prestação de serviço

Descrever brevemente a necessidade a empresa (diagnóstico do objeto da consultoria), ou seja, o problema a ser tratado e como a empresa acredita que as necessidades do cliente poderão ser atendidas.

3 – Regime de execução

Detalhar como a empresa de consultoria pretende executar o projeto. Explicitar:
a)   As intervenções previstas (aplicação de questionários e entrevista para diagnóstico – como e para quem, observação e espaço necessário)
b)   Público envolvido e beneficiado
c)    Os objetivos e resultados esperados (benefícios do projeto)
d)   Detalhamento das fases ou etapas do projeto e profissionais envolvidos na sua realização
e)   Descrever recursos necessários da empresa para poder executar o projeto (disponibilização de informações, profissionais ou serviços externos, etc)
f)     Produtos finais a serem entregues pela consultoria (formato, condições de entrega e prazos)


4 – Metodologia

Incluir a metodologia a ser empregada

5 – Plano de Ação

Inserir o detalhamento das atividades previstas (por exemplo, entrevistas com profissionais da empresa, etc). Descrever cada uma das fases e previsão do tempo necessário para cada uma delas
Se possível, incluir cronograma de atividades e atribuições, produtos finais de cada fase e prazos. Deve fornecer um retrato completo da execução do projeto (Quem, Quando, Como, Recursos, Verba).


6 – Equipe de Consultores

Listar todos os participantes do projeto
Nome completo e Email.


7 – Investimento

Valor de cada produto (ou cada etapa) e valor total.


8 – Condições de Pagamento

Descrever as condições de pagamento.


9 – Condições Gerais da Proposta


Validade da proposta, dados para elaboração de Contrato de Prestação de Serviços e tipos de serviços inclusos com seus respectivos prazos para execução. Em casos específicos, incluir Acordo de Confidencialidade.

15 comentários:

  1. Alunos do grupo: Danielle Matos Gonçalves, Dalila Rodrigues Farias, Enzo Daltoé Nepomoceno e Evelyn Alves Soares.

    O trabalho está disponível no seguinte link:
    https://1drv.ms/w/s!AhwePv3668rFhA1SmCf2w66ViaKf

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  2. Alunas: Indiana Almeida
    Maria I. Rodrigues
    O trabalho está disponível no seguinte link:
    https://drive.google.com/file/d/0BwoYTKFrvC2kaEkwLU1yV0g5c0k/view?usp=sharing

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  3. 1. OBJETIVOS DO PROJETO
    Conforme reunião realizada no dia 21/05/2017, a Rodrigo dos Santos Nobres e Rita Maria Moreira de Souza por meio dessa proposta tem como objetivo:

    • Ajudar na organização e guarda de documentos de arquivo respeitando a tabela de temporalidade e os princípios da proveniência,

    • Atender aos usuários, de acordo com procedimentos estabelecidos, no que diz respeito ao acesso às informações existentes na Coordenação de Arquivo, respeitando as condições de sigilo;

    • Promover treinamento para os servidores encarregados de operar dentro do arquivo;

    *Orientar, coordenar e supervisionar a execução das tarefas de controle de documentos e de arquivos correntes

    • Classificar e arquivar os documentos de uso corrente, de acordo com o Plano de Classificação de Documentos de Arquivo;

    • Organizar e manter arquivo de documentos de uso corrente;

    • Montar um plano para ajudar no registro e controle no empréstimo de documentos arquivados;

    • Realizar contato com a Coordenação de Arquivo, no sentido de receber Consultoria Arquivística e orientações referentes aos procedimentos arquivísticos;

    • Recuperar a informação sobre a localização e conteúdo dos documentos;


    2. Equipe de Consultores

    Rodrigo dos Santos Nobres - Rodrigo.nobres20@gmail.com
    Rita Maria Moreira de Souza – ritamariadesouza@hotmail.com





    3. RESPONSÁBILIDADES
    • Os consultores serão responsáveis por se assegurar que os requerimentos do cliente sejam satisfeitos e que todos os serviços contratados sejam entregue.

    • Trabalharemos junto à direção do arquivo assegurando assim que os objetivos do projeto sejam atingidos.

    • Assegurar que os membros da equipe do projeto estejam cientes de suas responsabilidades e também que todos os compromissos assumidos pelos indivíduos sejam realizados.

    • Realizar os compromissos contratuais para que seja entregue em tempo, dentro do orçamento e com satisfação do cliente.

    4. ORÇAMENTO
    Consultoria
    Opção 1: 32 horas mensais mensalidades no valor de R$ 200 mil reais
    1 ano

    Opção 2: 16 horas mensais mensalidades no valor de R$ 100 mil reais
    6 meses.


    5. FORMAS DE PAGAMENTO
    Boleto ou depósito em conta mediante emissão de NF.


    6. PRAZO DE CONTRATO

    1 ano.

    7. DESPESAS

    Alunos: Rodrigo Nobres e Rita Maria Moreira de Souza

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  4. Alunas: Maristela Alvarenga Correa, Sirlene Nicolau e Valéria da Penha Monteiro Bandeira.
    Trabalho disponível no link:
    https://drive.google.com/file/d/0B2GfzY3WQLkBSUppdlA0UFkwSFk/view?usp=sharing

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  5. https://onedrive.live.com/edit.aspx?resid=67B92BAC47D0411D!647&app=Word&wdnd=1&wdPreviousSession=ce8fab8d-66bc-49b5-952c-a17e3494e09b

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  6. Segue o link de onde pode ser vista nossa Proposta Comercial:
    https://1drv.ms/b/s!AjTvlTMineqygVDgxTXhGXO7fP4R
    Eduardo Batista Lamas, Renato José Borges Bimbato, Rodrigo José Nogueira Barboza, Sergio Silva Barbosa

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  7. Alunas: Milena Ferreira Barros , Graziele Laurindo do Carmo
    Trabalho disponível no link:
    https://onedrive.live.com/edit.aspx?resid=67B92BAC47D0411D!647&app=Word&wdnd=1&wdPreviousSession=ce8fab8d-66bc-49b5-952c-a17e3494e09b

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  8. Alunos: Calliny Carên Rodrigues, Carolina Borges, Fernanda Maria Cunha, Lucas Andrade da Cruz
    Segue link que contem o conteúdo do trabalho: https://drive.google.com/open?id=0B8kqrDl8w2N-VmxDRjRZRkN2SlE

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  9. EDITAL FICTÍCIO – PROPOSTA COMERCIAL
    ARQPRO – Arquivo Profissional de Consultoria
    Análise de proposta de prestação de serviços
    Rua Victor Travaglia, n° 370 Prédio ARQPRO
    CEP 29045-100 - Vitória - ES – Brasil
    Tel.: (27) 3288- 4502 ; (27) 9 9819 - 7051
    arqproconsultoria@otlook.com

    Quem somos
    ARQPRO é uma empresa de consultoria com mais de 15 anos de prestação de serviços especializados em Gestão da informação, treinamento, visitas técnicas, acompanhamento arquivístico, produção de plano de classificação e tabela de temporalidade, tendo como objetivo capacitar profissionalmente o cliente sobre todo o sistema de informação de uma organização. Investindo sempre em novas metodologias e processos para ser o melhor do mercado e atender a demanda de todos os clientes.
    Missão
    Oferecer aos nossos clientes soluções e melhorias na área da informação e gestão de documentos aplicando novos conceitos e teorias contidas na arquivologia agregando facilidades em torno da tecnologia da informação transformando a gestão de processos, documentos e informação em uma arma para os negócios e um diferencial no mercado competitivo.
    Valores
    Profissionalismo e ética;
    Compromisso com os clientes;
    Excelência e conhecimento sobre os serviços prestados.
    2) Objetivo da prestação de serviços
    Ao realizar a visita técnica encontramos os documentos armazenados em locais inapropriados, por este motivo muitos deles se encontravam em um péssimo estado de conservação, dificultando o manuseamento e o acesso a informação. Além disso, muitos documentos estavam sem classificação e identificação apropriada. Acreditamos que um planejamento estratégico referente à restauração e reestruturação dos documentos de arquivo será a solução apropriada para solucionar os respectivos problemas adquiridos com o tempo e falta de profissionalismo de funcionários adequados do meio arquivístico.
    CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO COMENTÁRIO

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  10. 3) Regime de execução
    A) Faremos questionários para identificar os problemas organizacionais da empresa, e entrevista com os funcionários. Dando em seguida um diagnóstico.
    B) Público envolvido e beneficiado
    Empresas que já prestamos serviços e atualmente são beneficiadas com a conseqüência da nossa consultoria visto que lá não há mais obstáculos entre o profissional e a informação.
    • BANES
    • PETROBRAS
    • CAIXA
    • BANESTES
    • FRIBOI
    • ADVOGADOS E ASSOCIADOS CAVALCANTE
    • JCAD
    • T.I SISTEMA
    • SGBD LSD
    • TRIBUNAL DE JUSTIÇA ENTRE outros ETC...
    c) Os objetivos e resultados esperados
    Os objetivos e resultados esperados pelo projeto são a otimização do espaço, serviços de gestão documental completos na empresa, proporciona organização ampla possibilitando os nossos clientes a ter uma organização física adequada, sistema de identificação visual, redução de volume, economia referente a os custos com espaço de tempo, sistema de identificação visual, garantia de uma eficiente recuperação da informação, padronização dos métodos de arquivamento, segurança e preservação dos documentos.
    d) Detalhamento das fases ou etapas do projeto e profissionais envolvidos na sua realização
    Na primeira fase: Faremos uma visita técnica ao arquivo da empresa, onde poderemos ter uma analise geral das necessidades da empresa;
    Na segunda fase: Realizaremos entrevistas com os funcionários da empresa. Após isso será feito análises e reuniões para o planejamento estratégico do serviço;
    Na terceira fase: O cumprimento do serviço no arquivo da empresa.
    e) Recursos necessários da empresa para poder executar o projeto
    f) Produtos finais a serem entregues pela consultoria
    • Um amplo e eficaz sistema de gerenciamento de dados com o prazo de até 1 mês;
    • Certificado de normalização arquivística reconhecido pelo MEC em até 2 meses;
    • Armazenamento físico e tecnológico totalmente organizados em até 5 meses;
    • Classificação de toda documentação feita em até 7 meses de acordo com o volume documental da empresa;
    • Seguro informação é feito um backup de toda a gestão de informação valida por até 3 anos podendo ser renovada com o pagamento a parte;
    • Material didático informacional (manual) entregue no final da consultoria para os funcionários;
    • Direito ainda a visita de um técnico de sistema de gerenciamento de banco de dados durante 1 ano conforme a solicitação e necessidade da empresa;
    • Restauração de documentos.
    CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO COMETARIO

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  11. 4) Metodologia
    Utilizamos modelo de organização de arquivos, baseada na Teoria das Três idades, princípio pelo qual os documentos passam por fases estabelecidas de acordo com a sua vigência administrativa e frequência de consulta. Partindo desse princípio, desenvolvemos e seguimos os seguintes passos:
    - Identificação: Definição e identificação dos tipos de documentos e departamentos envolvidos;
    - Produção: Definição do ciclo de vida e fluxo do documento.
    - Avaliação: Estabelecimento de valores para os documentos para determinar os prazos de guarda e destino final dos mesmos.
    Determinamos prazos de transferência, recolhimento, guarda e/ou eliminação de documentos, utilizando a TTD (Tabela de Temporalidade).
    Modernos equipamentos para restauração de docmuentos danificados. Contamos com os melhores sistemas tecnológicos para mapear todo o sistema documetnal do arquivo.

    5) Plano de ação
    • Visita Técnica
    • Identificação e Análise Documental
    • Higienização Documental
    • Elaboração do Plano de Classificação
    • Acondicionamento e Arquivamento de Documentos
    • Elaboração e Aplicação da TTD - Tabela de Temporalidade Documental
    • Sistema de Gerenciamento Eletrônico
    • Digitalização de Documentos
    • Treinamento de funcionários ( acompanhamento psicológico)
    6) Equipe de consultores
    Coordenação de gestão de documentos:
    Roberta Maria Pereira Pontes – Formada em Arquivologia pela USP
    (robertamp_arqpro@outlook.com)
    Telefone: (27) 99678-9003 ; (27) 3288-4502
    Consultoria Arquivística:
    Diego Xavier Soares – Formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo
    (dxavier_arqpro@outlook.com
    Telefone: (27) 99321- 0803 ; (27) 3288-4502.
    Lupita Fernandes Souza - Formada em História e Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo
    (lupitafernandes_arqpro@outlook.com)
    Telefone: (27) 99122-3240 ; (27) 3288-4502
    Giovani Alves Chaves – Formado em Biblioteconomia e Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo
    (giovanichaves_arqpro@outlook.com)
    Telefone: (27) 99819-7065 ; (27) 3288-4502
    CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO COMETARIO

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  12. Mudança de Suporte:
    Milena Domingues Aguiar – Formada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo
    (miadomigues_arqpro@outlook.com)
    Telefone: (27) 997631-0954 ; (27) 3288-4502
    Miguel Antônio Ferreira – Formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo
    (miguelantonio_arqpro@outlook.com)
    Coordenação de Arquivo Permanente:
    Rafael Augusto Mendes Pontes – Formado em Arquivologia pela USP
    Telefone: (27) 993620-4211 ; (27) 3288-4505
    7) Investimento
    Produto Responsável pelo serviço Quantidade Valor (R$)
    Materias de consumo Roberta Maria Pereira Pontes 600 R$ 22.000,00
    Mudança de Suporte Milena Domingues Aguiar Depende da quantidade de documentos R$ 30.000,00
    Treinamento de Funcionários Roberta Maria Pereira Pontes Depende da quantidade de funcionários R$ 15.000,00
    Visita Técnica Rafael Augusto Mendes Pontes;
    Roberta Maria Pereira Pontes;
    Diego Xavier Soares. 1 R$ 500,00



    8) Condições de pagamento
    O pagamento pelos serviços prestados deve ser feito com o adiantamento de 50% para que o serviço seja iniciado e os outros 50% na conclusão do serviço. O pagamento é feito através de transferência bancária para a conta da empresa.
    9) Condições Gerais da Proposta
    A proposta é válida para 30 dias úteis a partir da emissão da análise .
    CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUIVO
    CONTRATANTE: UNIPRO SERVIÇOS possuindo inscrição estadual 087/0398798, neste ato representado por seu proprietário, Leticia Mariano Siqueira, Brasileiro, residente à Rua Marechal Campos, nº 36, Maruipe CEP 29255- 000, Vitória, Espírito Santo, inscrito no CPF/MF sob nº 190.318.435-03 e portador da carteira de identidade R.G. nº 388.308. 98 ES.
    CONTRATADO: ARQPRO situada Victor Travaglia, Centro, CEP 29045-100, Vitória, Espírito Santo, inscrita no CGC/CNPJ 05.222.658/0003-01 e possuindo inscrição estadual 0786/03125679, neste ato representado por sua proprietária, Roberta Maria Pereira Pontes, Brasileira, casada, residente à Rua Marechal Floriano, nº 68, Bairro Centro, CEP 07.410-50, Vila Velha, Espírito Santo, inscrito no CPF/MF sob nº 116.413.110-76 e portador da carteira de identidade R.G. nº 3.877.199-ES.
    Têm entre os mesmos, de maneira justa e acordada, o presente Contrato particular de Prestação de Serviços, ficando desde já aceito, pelas cláusulas abaixo descritas.
    Vitória, 17 de Maio de 2017.



    Rafael Augusto Mendes Pontes


    Roberta Maria Pereira Pontes


    Alunos(as): Nathália Dias Rodrigues Eugenio e Tainara Oliveira Nascimento
    Disciplina: Legislação Arquivística

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  13. https://drive.google.com/open?id=0B7Vmx_WNVFEsTW5sdmlSdEFraTg

    Nomes: Victoria Helena; Thatyelly Pompermayer; Joyce Rosa e Rafaela Azevendo

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  14. https://outlook.live.com/owa/?mkt=pt-br&path=/mail/sentitems/rp

    NOMES:Tainara Oliveira Nascimento e Nathalia Dias

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  15. https://1drv.ms/u/s!AqBSQCHh2kIGf55M98oYs3Mqpjs

    NOMES:TAINARA OLIVEIRA NASCIMENTO E NATHALIA DIAS

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