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A interseção entre patrimônio e fotografia revela-se como um elo fundamental na preservação e interpretação da memória cultural. O patrimônio fotográfico, em particular, encapsula instantâneos visualmente ricos de momentos passados, proporcionando uma janela única para compreender a evolução de sociedades e lugares ao longo do tempo.
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O projeto Patrimônio Fotográfico de Viana tem como objetivo principal proporcionar maior visibilidade ao acervo iconográfico que se encontra sob a custódia da Biblioteca Pública Municipal “Júlia Colnago Miranda” visando disponibilizar aos pesquisadores e a população em geral, com interesse na história cultural da cidade e do Espírito Santo, o acesso às imagens e as informações dos registros fotográficos produzidos no contexto da municipalidade.
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Homero Gabirobetz Massena (1885 – 1974). Mineiro de Barbacena, mas capixaba de coração, foi um grande pintor brasileiro, estudioso e fiel a corrente impressionista, alcançando reconhecimento dentro e fora do país. Exerceu várias profissões, morou em muitos lugares, mas escolheu a pequena Vila Velha para ser cenário da maioria de suas obras e descanso para sua velhice, vivendo aqui seus últimos 23 anos, ele costumava dizer com muito orgulho, que “Para se viver bem tem que ser em Paris ou Vila Velha”.
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Coletânea Diálogos
no Caparaó é o produto final do projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Cultural
no Caparaó”, selecionado no Edital de Artes Integradas, da Secretaria de Estado
da Cultura do Espírito Santo e que contou com recursos oriundos da Lei nº
14.017 (Lei Aldir Blanc), legislação federal aprovada em 2020 para apoiar o
setor cultural e os profissionais da área impactados pela pandemia do novo
Coronavírus (Covid19). A publicação apresenta uma sequência de textos
produzidos a partir de uma série de encontros virtuais realizados para a
reflexão do papel institucional de arquivos, bibliotecas e museus frente ao
patrimônio material existente na região do Caparaó capixaba. Clique na capa
para acessar a publicação ou clique AQUI.
Os arquivos pessoais em alguns casos possuem informações fundamentais para a recuperação da memória ou para o desenvolvimento da pesquisa histórica, científica ou tecnológica do país. Conhecer e identificar essa importante fonte documental pode resultar, na maioria das vezes, numa atividade complexa e de difícil desenvolvimento. Porém, descrever e proporcionar a difusão dos principais arquivos fotográficos, em nível local e nacional, propiciará, a médio e longo prazo, subsídios para importantes investigações que tenham como objeto o patrimônio documental e cultural brasileiro. Portanto, a organização e publicação deste acervo se constituem em meios de ampliar o debate, reflexão e pesquisas sobre a realidade capixaba, com foco no aprofundamento da identidade local, do ponto de vista da sua história política contemporânea, a partir da perspectiva de um acervo arquivístico privado, originado da atuação pública do ex-governador Max Freitas Mauro.
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Las
comunicaciones reunidas en esta obra fueron presentadas en el “III Encuentro de
Archivos Fotográficos”, coordinado por André Malverdes (Universidade Federal do
Espírito Santo – Brasil) y Anna Carla Mariz (Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro – Brasil) en el marco del XII Congreso de Archivología del
MERCOSUR. Habida cuenta de la novedad de la temática trabajada y la calidad de
las exposiciones presentadas, desde la Red de Archiveros Graduados de Córdoba
se propuso editar una publicación que facilitara la difusión de los trabajos
científicos que integraron el Encuentro. La compilación y edición de la
publicación electrónica fue llevada a cabo por la Sofia Y. Brunero (Universidad
Nacional de Córdoba – Argentina) integrante del Comité Organizador del Congreso
junto a los coordinadores del Encuentro.
Clique AQUI para acessar a publicação.

O projeto, bem
como a publicação deste livro, pretende dar maior visibilidade ao acervo
fotográfico sobre a Serra, disponível nos arquivos públicos, o qual compõe as
memórias fotográficas da cidade. Além disso, busca-se oferecer aos
pesquisadores e a população, em geral, com interesse na história cultural do
Espirito Santo, o acesso às imagens e às informações do contexto fotográfico em
questão, o que fomentará o desenvolvimento de pesquisas e investigações e a
elaboração de outros produtos culturais.
Para download do Catálogo do Patrimônio Fotográfico da Serra clique AQUI.

O objetivo
central aqui é propiciar um inventário dos livros de registro de Terras de
Cariacica a cargo do Vigário que integram a Série Diretoria Central de Terras e
Colonização do Fundo Agricultura (1853-1955). Trata-se de um trabalho minucioso
cujos frutos serão sentidos à medida que os pesquisadores da área de Ciências
Sociais, em particular os historiadores, se banhem dessas fontes primárias
relativas a um Brasil império, no município de Cariacica, e que reflete as
influências da Lei de Terras de 1850 na economia, no aspecto social e na
política do país.
Para download do inventário dos livros
de registro de terras clique AQUI.
Para acessar os documentos clique AQUI.

A descrição e o
inventário das Correspondências da Câmara da Serra e dos Registros de Terras,
do mesmo município, revelam traços importantes e valiosos para a preservação da
memória e da História regional capixaba. Os livros de Correspondências da
Câmara da Serra (1828-1842) apresentam aos historiadores interessantes e
relevantes fontes primárias para o estudo da sociedade serrana nos aspectos
sociais, econômicos, políticos e culturais. Tais documentos revelam as diversas
funções que a Câmara exercia em decorrência de suas atividades durante o
Império, não se limitando apenas a legislar, mas, também, possuindo atribuições
que hoje são exclusivamente dos poderes executivo e judiciário.
É possível
resgatar a história da Guarda Nacional e sua atuação na Serra através de
registro de nomeações de oficiais e do deslocamento do efetivo na região. Outro
elemento constante na documentação é a presença dos Juízes de Paz, de Órfãos e
de Direito. Esses magistrados eram figuras atuantes do poder municipal. Suas
atividades são fontes valiosas para entender a estrutura local de representação
política e social.

Para acessar os documentos de registro
de terras clique AQUI.
Para download do inventário de
correspondências clique AQUI.
Para acessar os documentos de correspondências da Serra clique AQUI.
O projeto Cine Memória - A história das Salas de Cinema do Espírito Santo é um projeto de pesquisa do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Ao longo dos treze anos de pesquisa foi possível reunir um significativo acervo, que conta com fotografias, jornais, revistas, plantas e entrevistas. o projeto pleiteou um apoio financeiro para o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA), através do edital destinado à seleção de projetos culturais para inventário de acervos no estado, tendo sido contemplado no ano de 2012. Para download clique AQUI.

O livro Memórias
Fotográficas das Salas de Cinema de Vitória contempla alguns dos cinemas que
funcionaram em Vitória, apesar do título também apresenta imagens dos cinemas
da Região Metropolitana e do interior do estado. O trabalho é um resultado da
pesquisa do projeto CineMemória - A História das salas de cinema do Espírito
Santo, com a coordenação do Professor André Malverdes do Departamento de
Arquivologia da UFES durante 11 anos de pesquisa em arquivos públicos, jornais,
acervos pessoais e familiares.
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Quando se fala
em cinema geralmente se pensa em filme, na estória na tela, nos atores e na
emoção que transmite. Mas, o cinema é também uma complexa máquina internacional
da indústria, do comércio e do controle cinematográfico. O poder de infiltração
da cultura do cinema na memória mais íntima à roupa que se veste, a penetração
do real pelo ficcional e vice versa. O ato de ir ao cinema é uma prática social
que se confunde com consumo, prazeres e significados.
O livro trás uma panorâmica do parque exibidor cinematográfico no Espírito Santo e sua relação entre as políticas da Embrafilme e os exibidores locais apontando as motivações que provocaram o encerramento das atividades dos cinemas que marcaram a sociedade capixaba durante o século XX.
Trata-se do
acervo referente ao extinto Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda
(DEIP). A publicação traz ementas referentes a cinco mil documentos produzidos
pelo órgão que foi criado durante o governo de Getúlio Vargas. Os documentos
também foram microfilmados e digitalizados para melhor acesso ao público.
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O Teatro da
Barra/ES tem a honra de disponibilizar seu acervo histórico após passar por um
processo de organização de seu acervo, que contou com os trabalhos dos
arquivistas André Malverdes e Adriana Sipolatti, da produtora cultural Joanna
Filgueiras e do fundador do grupo Teatro da Barra/ES Paulo DePaula, a sede do
grupo cênico, localizada na Barra do Jucu, Vila Velha, reúne documentos
diversos sobre o teatro no Espírito Santo.
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Esta obra foi
contemplada pelo edital nº 009/2011 do Fundo de Cultura do Estado do Espírito
Santo - FUNCULTURA, que atende a projetos culturais e a concessão de prêmio
para inventário, conservação e reprodução de acervos no estado.
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Patrimônio fotográfico: catálogo de fotografias do município de Nova Venécia
Definido em fevereiro de 2005 como prioridade no Seminário Estratégico da Diretoria do Sindicomerciários, o projeto de memória e preservação da história da entidade tem concentrado boa parte das atenções da direção na véspera da comemoração dos 75 anos da entidade. O trabalho envolveu a implementação do Centro de Memória da entidade e da publicação do livro “Memória e Luta: 75 anos de história, que resgata a história de quase um século de luta dos trabalhadores do comércio capixaba.
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O artigo Memória
e história do trabalho: o tratamento do fundo documental do
Sindicomerciários-ES e a importância de sua história para o trabalhador, de
Andre Malverdes e Luiz Claudio M. Ribeiro, apresenta o projeto de organização e
implementação do Centro de Memória do Sindicato dos Empregados do Comércio no
Estado do Espírito Santo (Sindicomerciários-ES).
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Memória e Patrimônio: lugares, sociabilidade e educação
Em 1999, a Comissão Europeia de Preservação e Acesso (ECPA) iniciou um projeto com o objetivo de preservar todos os tipos de fotografia e definir o papel da tecnologia na gestão de coleções fotográficas. Foi assim que nasceu o projeto SEPIA (salvaguardar imagens fotográficas europeias para acesso). No Projeto SEPIA, todos os tipos de instituições que guardam fotografias (museus, arquivos, bibliotecas, institutos, etc.) colaboraram, tentando assim romper com as tradições descritivas dos diferentes setores e criar uma transversal.
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Esse manual tem
como premissa ser ágil e introdutório, apoiando usuários iniciantes ou como
material de apoio. Muitas instituições têm adotado o AtoM e precisam de
documentação técnica que os apoiem na implantação e uso, de forma simples e
pontual. Cabe a este manual, portanto, ser um documento inicial e de consulta
para os profissionais das instituições usuárias do AtoM.
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Guia para Criação da Seção de Acesso à Informação nos Sítios Eletrônicos dos Órgãos e Entidades Estaduais e Municipais
Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B4F15q0n5V7nSXNUdDEyM3VtSzg/edit?usp=sharing

Política de Segurança pra Arquivos Bibliotecas e Museus


Este manual
brinda una metodología básica para la creación del Plan Institucional de
Archivos (PINAR), el cual permitirá a las Entidades planear, hacer seguimiento
y articular los planes estratégicos y la función archivística de acuerdo a las
necesidades, debilidades, riesgos y oportunidades.
Este manual
formula los aspectos metodológicos básicos que sirven de soporte para la
adopción e implementación de un Programa de Gestión Documental (PGD), el cual
permitirá a las Entidades elaborar, ejecutar, seguir y mejorar los procesos
archivísticos y programas específicos.
Este manual es
un medio de aprendizaje que facilite la consulta y difusión de las normas
nacionales sobre documento electrónico, preservación a largo plazo, sistemas de
gestión de documento electrónico de archivo, interoperabilidad y firma digital;
toda vez que estas normas servirán de base para la formulación y adopción de
procesos, procedimientos y actividades conducentes a la optimización de la
administración, manejo, uso, disponibilidad, seguridad, autenticidad,
confiabilidad, inalterabilidad y preservación de la información generada en
medios electrónicos.
Este Minimanual
pretende ser un referente conceptual y de buenas prácticas para aquellas
entidades públicas y privadas u otros, interesados en estructurar y desarrollar
proyectos o iniciativas de archivamiento web, de cara al importante reto que
asume la gestión documental en el país, con la penetración y uso de las nuevas
tecnologías de la información y comunicación.
Esta guia brinda
los elementos básicos para la creación y gestión de un esquema de metadatos al
interior de una Entidad u Organización.
Tomando por base
a experiência de organização do acervo multifacetado da Fundação iFHC, o seminário
Dar nome aos documentos: da teoria à prática pretende reunir especialistas para
discutir problemas conceituais e terminológicos, com a perspectiva de
estabelecer uma plataforma de entendimento capaz de responder não apenas às
necessidades daqueles que atuam em instituições de custódia, mas também às de
profissionais de outras áreas, igualmente empenhados na nominação dos
documentos de que se ocupam.
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DIRECTRICES PARA PROYECTOS DE DIGITALIZACIÓNde colecciones y fondos de dominio público,en particular para aquellos custodiados en bibliotecas y archivos.
Acesse aqui.
"Política
de Gestión de Documentos Electrónicos del Ministerio de Educación, Cultura y
Deporte" es un documento técnico con directrices, esquema de metadatos,
estándares, etc. para la gestión de los documentos y expedientes electrónicos
que produce este Departamento, con el fin de garantizar su preservación para
generaciones futuras y facilitar el acceso a la información pública.
"Archives
in Liquid Times tem como objetivo ampliar e aprofundar o pensamento sobre os
arquivos no ambiente digital de hoje. É um livro que tenta alimentar o debate
sobre arquivos em diferentes campos de pesquisa. Isso mostra que, nesses tempos
líquidos, os arquivos precisam e merecem ser considerados em diferentes
ângulos. Archives in Liquid Times é uma publicação na qual a Arquivologia está
ligada à filosofia (da informação) e à ciência de dados. Não só os
contribuidores tentam abrir janelas para novos conceitos e perspectivas, mas
também para novos usos dos conceitos existentes em relação aos arquivos. Os
artigos deste livro contêm reflexões filosóficas, ensaios especulativos e
apresentações de novos modelos e conceitos, além de tópicos bem conhecidos na
teoria arquivística.... "
GUIA
VÍDEO
ARQUIVAMENTO DE
PARA ATIVISTAS
Declaraçãodigital: recomendações para digitalização, restauração, preservação digital eacesso.
Manual Básico deOrganização de Documentos Para as Entidades Filiadas à CNTC.
Manualde aplicação da arquivometria: métricas para o gerenciamento de arquivos
Captura fotográfica gigapíxel de obras de arte.
Manual de Tratamento de Documentos de Arquitetura
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